-
Arquitetos: Pereira Miguel Arquitectos
- Área: 184 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Luís Viegas Photography
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada na Comporta, a Casa L2, insere-se num lote profundo com um acentuado declive de nascente para poente. O projecto tira partido desta condição topográfica para a implantação da casa que, acompanhando terreno na sua subida, materializa-se em dois pisos desfasados e sobrepostos entre si, como se de socalcos se tratassem. Deste modo, a um nível inferior e mais próximo da frente do lote, surge do declive natural do lugar um paralelepípedo de betão. Este volume define-se como o embasamento da casa, estabelecendo uma cota comum e servindo de base para o assentamento do piso superior, por sua vez branco.
A cisão entre volumes, resulta na criação de dois espaços exteriores distintos que caracterizam a vivência da casa. Sobre o embasamento, entendido como uma espécie de plateau, desenvolve-se um extenso terraço, a nascente, e uma plataforma contínua, a poente, fazendo-se assim a ligação com o limite tardoz do lote. O terraço debruça-se sobre o terreiro de chegada e beneficia tanto do distanciamento significativo que detém face à rua como da sombra projectada pelo avanço da cobertura, para se qualificar enquanto zona de lazer e contemplação. Simultaneamente, a plataforma poente, distingue-se pela situação de recolhimento e privacidade que o tardoz do lote lhe confere. Este plano subdivide-se num primeiro patamar contíguo ao interior da casa, e numa piscina longilínea. A piscina, ligeiramente elevada, resolve simultaneamente a contenção de terras e o remate do lote.
A sala, no piso superior, é mediada por estes dois espaços de estar, abrindo-se maioritariamente e de forma franca na sua direcção. A relação com o tardoz é mais controlada, sendo condicionada pela configuração dos volumes correspondes aos quartos principais. É no espaço intersticial entre estes que se define o momento de abertura ao exterior, através de um pequeno pátio pensado como a zona de refeições. No embasamento situa-se ainda um núcleo de dois quartos e a garagem, podendo ambos ter acesso directo pelo exterior, a uma cota inferior. A aproximação ao piso superior é feita através de uma escada sinuosa que se desenvolve junto à lateral do lote, culminando numa pequena plataforma de betão de frente para a porta de entrada. Este caminho vence toda a diferença altimétrica do terreno e permite a criação de dois percursos de acesso independentes, explorando a ambiguidade dos fluxos e enriquecendo a vida na casa.